Ujatoba_danca_materna1

Mamães e filhos em atividade

por Universo Jatoba

A dica de hoje é para grávidas, mamães recentes e também para as crianças. A dança ou qualquer outro tipo de atividade física são atividades que, se feitas com o devido acompanhamento, podem fazer muito bem para quem está passando por estas fases.

O projeto Dança Materna foi desenvolvido pela bailarina e professora de dança Tatiana Tardioli. São três opções de aulas: para as gestantes, para mães e bebês de colo e que engatinham e para bebês de até 3 anos, que já começaram a andar. “Para as gestantes o modo de trabalho é baseado na facilitação de um contato profundo da mulher consigo mesma, alinhando autoconhecimento, exploração e desenvolvimento de um repertório corporal próprio a partir de um trabalho que lida com a carga simbólica da gestação e do parto, como rito de passagem para tornar-se mãe”, explica. Segundo Tatiana, a aula é permeada por espaços de interação e troca entre as gestantes na dança e nos momentos de conversar. Na aula que envolve as mães com bebês de colo e que já engatinham, há um tempo reservado para cuidar das mães com automassagem e alongamentos. A massagem é feita nos bebês e ainda há movimentos interativos e a dança, que conta com a escolha de um repertório de movimentos agradáveis tanto para mãe como para o bebê. Já na aula com os bebês de até 3 anos, segundo a Tatiana, “há proposições de movimentos, mas há principalmente, muito espaço para eles exercitarem a autonomia corporal recém-conquistada acompanhada pelos pais, não havendo uma fronteira entre dançar e brincar e sempre favorecendo o contato e o vínculo.”

As músicas que acompanham as aulas precisam ter um ritmo bem marcado, que ajuda os bebês a se acalmarem. Os pais também podem participar e é possível praticar em casa, mas, as aulas oferecem toda a orientação sobre o tipo de movimento adequado à gestação ou ao bebê. Gostou da sugestão e quer participar? Clique aqui e consulte a cidade e os horários das atividades. Acesse a página do Facebook aqui e também saiba como participar.

Mas, não para por aí. Outros tipos de atividades, como o pilates, por exemplo, também são positivos. Veja aqui mais detalhes sobre a prática desta atividade pelas gestantes. Tem também a yoga, que ajuda muito a controlar a ansiedade e a respirar melhor, entre outros benefícios. Veja mais aqui. 

Se você mora em São Paulo e gostou da ideia, saiba que a atividade pode ser iniciada a partir dos três meses de idade. Isso mesmo, além da yoga para gestantes, tem também o Baby Yoga, que ajuda a integrar mãe e filho já nos primeiros meses de vida. Clique aqui e obtenha mais informações.

Em São Paulo, tem também o Fit Mommy, um programa individual de exercícios que acompanha a gestação e o pós-parto. Ele leva em consideração todo o histórico da gestante em atividades físicas para poder montar o seu programa, que muda a cada trimestre. Depois do parto, é chegada a hora de perder peso e eles também contam com um esquema para colaborar com as mamães. Clique aqui e saiba mais.

Mas, atenção: antes de começar qualquer uma das atividades, é sempre recomendado consultar o seu médico.

Se você tem alguma sugestão, mande a sua mensagem!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!