Ujatoba_pedestres

Dá para viver sem carro

por Universo Jatoba

Você vê o carro como necessidade básica? Muitos não. Escolher morar mais perto do trabalho, por exemplo, pode sair mais caro na hora do aluguel ou compra do imóvel, mas se colocar tudo na ponta do lápis é uma alternativa que, além de garantir mais qualidade de vida, é mais sustentável e mais barato. Mas, como? Andando, de bicicleta ou de transporte público.

Isso mesmo. Quantas horas você passa no trânsito por dia? Numa cidade como São Paulo, para ir ao trabalho e voltar, a média é de 3 horas. O gasto médio mensal com o veículo pode chegar a R$ 2 mil.

Hoje o Universo Jatobá quer te mostrar que é possível efetivar esta mudança. Muitas pessoas são tão “viciadas” em carro que não enxergam outra possibilidade. Não precisa abandonar o veículo de vez. É claro que ele oferece conforto e praticidade para sair à noite ou ir ao supermercado afinal, dependendo do tamanho da compra, não tem como levar até em casa. Mas, no dia a dia pode ser menos estressante, além do que você passa a ver a cidade de outra maneira.

O livro “Como Viver Em São Paulo Sem Carro” lançado no ano passado é um guia prático que conta a história de 12 pessoas que vivem assim, sem carro, na maior cidade do país. Raí, ex-jogador de futebol, que deixou o carro em 2008, a escritora de novelas Maria Adelaide Amaral e os jornalistas Milton Jung e Gilberto Dimenstein fazem parte deste time.

A brilhante ideia é do jornalista Leão Serva e do empresário Alexandre Lafer Frankel. O livro surgiu como uma maneira de divulgar essa proposta para o maior número de pessoas, conscientizar e estimular as pessoas mostrando que é possível viver sem carro em São Paulo.

O livro pode ser encontrado nas principais livrarias do país, inclusive pela internet.

Quer conhecer e acompanhar este movimento? Veja as dicas na página do Facebook aqui.

Qual o caminho?

– Se você mora longe do trabalho ou em local muito afastado, estude a possibilidade de mudar.

– Planeje o caminho antes de sair de casa.

– Pense em um traje confortável na hora de adotar a vida sem carro.

– Ao caminhar, andar de bicicleta ou de ônibus e metrô você, de alguma forma, está exercitando o seu corpo.

Ir de carona é uma boa opção quando possível e usar o táxi quando necessário sai muito mais barato. Coloque no papel os seus gastos mensais com o automóvel. Seguro, prestação, estacionamentos e combustível são alguns exemplos.

Escolha o meio de locomoção mais adequado ao seu estilo de vida. Seja andando, de metrô, ônibus ou bike, uma coisa é certa: além de ter mais qualidade de vida, você está contribuindo para a qualidade de vida do próximo e do planeta e ainda sobra uma graninha no fim do mês.

Leia também

Carros compartilhados

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!