Ujatoba_prato_saudavel

Aprenda a montar o prato das crianças

por Universo Jatoba

A tentação dos alimentos doces e gordurosos está toda lá, facílima de ser encontrada nas prateleiras dos supermercados. E as crianças adoram! Não à toa, cerca de 16% dos meninos e 12% das meninas com idade entre 5 e 9 anos estão obesos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Reflexo do mundo moderno e suas praticidades, já que este número representa um aumento de 6,5 vezes desde 1974.

Mas, o Universo Jatobá quer saber é de saúde. Não se trata apenas de uma questão estética. Crianças obesas têm mais chance de serem adultos obesos e, consequentemente, de apresentarem as complicações de saúde ligadas ao excesso de peso, como infarto, AVC, diabetes e síndrome metabólica.

Portanto, cuidar da alimentação é algo que deve ser feito sempre, mas se começar desde criança, tudo fica mais fácil quando se trata de saúde e qualidade de vida. “Quando a criança é educada para uma alimentação saudável, ela tem mais chances de seguir esse exemplo pelo resto da vida”, afirma a nutricionista Renata Borges Abdulmassih, responsável pela UTI Cardiopediátrica do Hospital do Coração. Mas como dar um bom exemplo, diante de tantos apelos por alimentos industrializados?

A nutricionista explica que é preciso criar truques para tornar a alimentação saudável mais atraente. “Aposte nas cores dos alimentos, experimente novas receitas e transforme as refeições em momentos de reunião familiar”, recomenda. O consumo de alimentos variados pode permitir que a alimentação seja mais divertida e gostosa. Comer com moderação e sem proibições é perfeitamente possível, desde que haja orientação dos especialistas. “Desde cedo, a criança deve ser incentivada a fazer de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia; beber bastante água e evitar o consumo de alimentos como salgadinhos, doces, refrigerantes e fast food”, acrescenta.

Para incentivar, os pais podem tentar deixar as preparações apetitosas para o consumo, incluindo frutas frescas como morango, banana, maçã, pera, salada de frutas, gelatina, bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos e água de coco.

Confira mais algumas dicas da nutricionista:

– Aposte em cores variadas para tornar o prato mais atraente. A apresentação dos alimentos é uma forma de instigar o apetite da criança.

– Envolva a criança na escolha e no preparo dos alimentos. Transforme isso em algo atraente para ela, como uma brincadeira, para a criança conhecer mais sobre alimentação. Leve-a ao sacolão/mercado para ajudar nas escolhas de frutas, verduras e legumes, permitindo que ela leve uma de sua preferência.

– É importante que os pais façam as refeições junto de seus filhos. A criança copia e observa tudo que os pais estão fazendo. Não adianta fazer a criança comer algo que você não come.

– Na medida do possível, explique para a criança a função dos alimentos, a importância de cada grupo alimentar, o porquê a dieta deve ser tão variada e não conter apenas biscoitos ou chocolates. Aproveite a hora da refeição para tocar no assunto.

– Nem sempre a criança concorda em comer uma preparação que lhe é oferecida pela primeira vez. Os alimentos, uma vez rejeitados, devem ser novamente oferecidos.

– Deixe a criança controlar o quanto comer. Não force! Respeite a sensação de saciedade da criança e deixe-a comer sozinha.

– Respeite a decisão da criança se ela não quiser comer naquele momento. Mais tarde ela irá procurar você para se alimentar. Nessa hora ofereça sempre refeições saudáveis.

Gostaram das dicas? Mande a sua mensagem.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!